Parágrafo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Parágrafo (do grego: paragraphos, "escrever ao lado" ou "escrito ao lado") é uma unidade autossuficiente de um discurso, na escrita, que lida com um ponto de vista ou ideia particular. Seu símbolo é §, apresentando a forma de dois esses (ss) entrelaçados, que representam as iniciais das palavras latinas signumsectionis (literalmente, "sinal de secção, de corte").

Usos[editar | editar código-fonte]

O início de um parágrafo em um texto é indicado iniciando-se numa nova linha. Por vezes, esta primeira linha é indentada; por vezes, ela é indentada sem que se inicie uma nova linha. Ocasionalmente, o início de um parágrafo é indicado através de um pé-de-mosca: ¶.

Um parágrafo consiste tipicamente de uma ideia, pensamento ou ponto principal que o unifica, acompanhado por detalhes que o complementam. Um parágrafo de não-ficção costuma se iniciar com algo mais geral e avança rumo aos específicos, de maneira a propor um argumento ou ponto de vista. Cada parágrafo constrói sobre o que veio antes e prepara para o que vem adiante de forma coerente e coesa, podendo consistir de uma ou mais orações. Quando o diálogo é citado em obras de ficção, um novo parágrafo é usado cada vez que há uma mudança da personagem que fala.

Pode ser também a subdivisão de um artigo de lei, decreto, resolução, código ou regulamento interno, na qual há uma determinação secundária, indicando um exemplo, uma exceção ou modificação[1] [2].

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Todo parágrafo estrutura-se na ordem: tópico frasal, desenvolvimento e conclusão. Semanticamente, o parágrafo é uma unidade interna do texto. Dependendo do gênero textual, os parágrafos apresentam diferentes estruturas, adequados à semântica do texto. Nos textos dissertativos-argumentativos, e também em alguns gêneros do universo jornalístico, os parágrafos seguem um padrão, que é constituído pela ideia principal (introdução) que, depois de ser desenvolvida pelas ideias secundárias (desenvolvimento) é reforçada pela conclusão. Em parágrafos curtos dificilmente haverá conclusão, já que para o desenvolvimento da ideia principal é necessário a distribuição do pensamento de forma lógica e precisa.[3]

Nos textos narrativos, os parágrafos são normalmente caracterizados pelo predomínio dos verbos de ação.[3] Nos descritivos, predomina o estilo em ordem direta,[4] pormenorizando e detalhando objetos, emoções, lugares e situações.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Definição nº 2 no Dicionário Online Michaelis
  2. "Técnica Legislativa" no site da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
  3. a b A estruturação do parágrafo - Português. Consultado em 19 de setembro de 2021.
  4. Bechara, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa, 37.a ed. rev., ampl. atual. conforme o novo Acordo Ortográfico (Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. ISBN 978-85-209-3049-6

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tipografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.